Carta 016: Uma tradução de um autor fundamental no seu inbox
Um texto importantíssimo para entender o que é religião acaba de chegar para você
Os livros de Tage Lindbom (1909-2001) estão entre os principais do século XX, ainda que ele seja um autor quase desconhecido.
Demokratin är en myt (O Mito da Democracia, 1991), por exemplo, é uma das mais contundentes obras já escritas contra a doença do «democratismo». É uma obra tão importante que se trata do único dos livros de Lindbom publicados no Brasil (à venda aqui; compre enquanto é tempo).
Mas não é o comentário político que tornam Lindbom quem ele é. O que o faz um autor importante é a sua obra espiritual. A partir de 1965, quando abandona o marxismo e o materialismo de seu tempo, Lindbom se torna um dos principais críticos do mundo moderno. Seu livro Agnarna och vetet (O joio e o trigo, 1974) está entre os clássicos da literatura espiritual do século passado.
Muitos dos ensaios de Tage Lindbom foram publicados em inglês na revista Studies in Comparative Religion. Abaixo, traduzi um dos principais desses ensaios: «Virtude e Moralidade», que faz parte da antologia The Underlying Religion: An Introduction to the Perennial Philosophy, organizada por Martin Lings e Clint Minnaar.